Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons) entra em fucnionamento.

10 setembro, 2008 at 9:53 pm 2 comentários

Pois é, o tão comentado LHC (Large Hadron Collider ou Grande Colisor de Hádrons) entrou em funcionamento hoje, dia 10 de setembro de 2008, de acordo com nosso camarada Google, que foi o motivo de eu ter lebramdo de postar isso aqui.

Para quem não sabe, ele é só o maior acelerador de partículas do mundo, e fica localizado no CERN, fronteira da frança com a suiça.

Área ocupada pelo LHC

Área ocupada pelo LHC

Sua forma é circular com uma circunferencia de 27km. Ao contrário dos demais aceleradores de partículas, a colisão será entre prótons e não entre pósitrons e elétrons (como no LEP – Large Electron-Positron Collider), entre prótons e antiprótons (como no Tevatron) ou entre elétrons prótons (como em HERA). Possui um túnel a 100 metros ao menos debaixo da terra na fronteira da França com a Suíça, onde os prótons serão acelerados no anel de colisão que tem cerca de 8,6 km de diâmetro.

Amplificadores serão usados para fornecer ondas de rádio que são projetadas dentro de estruturas repercussivas conhecidas como cavidades de freqüência de rádio. Exatamente 1232 ímãs bipolares supercondutores de 35 toneladas e quinze metros de comprimento agirão sobre as transferências de energias dentro do LHC.

Os detectores de partículas ATLAS, ALICE, CMS e LHCb, que monitoram os resultados das colisões, possuem mais ou menos o tamanho de prédios de cinco andares (entre 10 e 25 metros de altura) e 12 500 toneladas. O LHC custou cerca de nove bilhões de dólares ao contribuinte europeu. Ok, o bixo é meio ignorante, mas pra que inventaram isso? Podiam acabar com a fome no mundo, mas anyway…

Bom, um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. (Explicou muita coisa ¬¬)

Os cientistas Walter Wagner e Luiz Sancho acreditam que este equipamento pode provocar uma catástrofe de

Large Hadron Collider

Large Hadron Collider

dimensões cósmicas, como um buraco negro que acabaria por destruir a Terra. Para tanto, corre um processo num tribunal do Havaí tentando impedir a experiência, até que haja uma total comprovação de que não haja riscos. Apesar das alegações “catastróficas”, físicos teóricos de notável reputação como Stephen Hawking e Lisa Randall afirmam que tais teorias são meramente absurdas, e que as experiências foram meticulosamente estudadas e revisadas e estão sob controle.

Entretanto, se um buraco negro fosse produzido dentro do LHC, ele teria um tamanho milhões de vezes menor que um grão de areia, e não viveria mais de 10-27 segundos, pois por ser um buraco negro, emitiria radiação e deixaria de existir. Mas, supondo que mesmo assim ele continuasse estável, continuaria sendo inofensivo. Esse buraco negro teria sido criado à velocidade da luz (300 mil km por segundo) e continuaria a passear neste ritmo se não desaparecesse. Em menos de 1 segundo ele atravessaria as paredes do LHC e se afastaria em direção ao espaço. A única maneira de ele permanecer na Terra é se sua velocidade for diminuída a 15 km por segundo. E, supondo que isto ocorresse, ele iria para o centro da Terra, devido à gravidade, mas continuaria não sendo ameaçador. Para representar perigo, seria preciso que ele adquirisse massa, mas com o tamanho de um próton, ele passaria pela Terra sem colidir com outra partícula (não parece, mas o mundo ultramicroscópico é quase todo formado por vazio), e ele só encontraria um próton para somar à sua massa a cada 30 minutos a 200 horas. Para chegar a ter 1 miligrama, seria preciso mais tempo do que a idade atual do universo.

Então meus amigos…
Se até hoje você aí não fechou Zelda – Ocarina of Time, ficou famoso, ou ajudou a humanidade em alguma coisa, é melhor você se apressar pois daqui há um mês a máquina vai estar funcionando do jeito certo…

P.s.: Não quero que você, pseudo-intelectual de internet venha comentar no meu blog, se isso acontecerá ou não, eu sei dos fatos e sei como as coisas funcionam, mas como isso virou assunto por aí, virou um post aqui.

E pra quem freqüenta o 4chan
http://www.rowrowfightthepower.com/

ROW ROW FIGHT THE POWAH

Manhattan e Pepelusky

Anúncios

Entry filed under: Uncategorized. Tags: , , , , , .

Um pouco de LSD pra vocês crianças… Resenha: System Shock 2 – Irrational Games

2 Comentários Add your own

  • 1. Kodaz  |  6 outubro, 2008 às 7:38 pm

    Aff bobenhos, é claro que o mundo não vai acabar por causa disso néééé!?!?! kkkkkk ingênuos.

    Responder
  • 2. nemesishell  |  30 outubro, 2008 às 1:17 pm

    uashdfuahsdufh teve uma garota na india que se matou por causa disso!!!

    Eu li que o Stephen Hawking apostou 100 pratas dizendo que o experimento não ia dar em nada!!! o/

    Mas eu não acho que ele va criar um buraco-negro que vai engolir a terra, eu penso o seguinte, aquela parada tem 60.000 supercomputadores, e computador da problema, vai que alguem esquece de ligar 1 cooler!!! ai a Suiça vai parar em cima do chile!!! asudhfuashdfuhasdufhush

    Os computadores do LHC foram invadidos também a um tempo atraz uashdfuashdfuh

    Eu só penso que o hélio liquido que é usado para resfriar o acelerador a -271º deve ser ótimo pra overclock o/

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


setembro 2008
S T Q Q S S D
« ago    
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Tópicos recentes

Blog Stats

  • 12,523 hits!

%d blogueiros gostam disto: