Resenha: System Shock 2 – Irrational Games

17 setembro, 2008 at 5:14 pm 2 comentários

Blog estagnado, eu tava querendo escrever alguma coisa mas como to com preguiça e sem assunto demais pra isso, vai aí uma repostagem de uma resenha minha com revisões, enquanto vocês leêm isso ae eu tento preparar algo de nível.

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System Shock 2: Bricks will be shat.

System Shock 2

System Shock 2 é um jogo que foi produzido pela Irrational Games, empresa bem tímida (para aquela época, hoje em dia é uma empresa bastante cultuada, que inclusive mudou de nome, agora é conhecida como: 2K Australia e 2K Boston depois que foi comprada pela Take-Two Interactive) que em seu PRIMEIRO jogo, criou um clássico do PC, falo sério, pode procurar qualquer lista de Best Games Ever, System Shock 2 vai estar entre os 20 melhores, quiçá entre os 10 melhores.
A história é mais ou menos essa: Ken Levine e uns outros caras sairam da Looking-Glass Studios pra criar sua própria empresa, a supra-citada Irrational Games. Os caras criaram o conceito do jogo e começaram a procurar distribuidoras, acharam a Electronic Arts (empresa que hoje é discriminada por chupar as tetas de algumas muitas franquias), que já tinha anteriormente lançado System Shock, um jogo que contava a história de um hacker que procura destruir uma Inteligência Artifical conhecida como SHODAN, assim, em maiúsculas mesmo, que ficou louca e quis destruir a humanidade ou tomar controle do planeta, uma parada assim.

Shodan

Ele consegue destruir, fim.
Se aproveitando do jogo previamente lançado, a EA diz que esse conceito se encaixaria no mundo de System Shock, e decide lançar o jogo da Irrational Games como System Shock 2, apesar de que praticamente todos que estavam trabalhando em SS2 não tinham trabalhado em SS, sequer tinham feito um jogo. System Shock 2 foi lançado em 1999.

Pode conter spoilers, ou não.
Let’s cut the crap, O Jogo:

42 anos após Shodan ter tentado [insert-clichè-here] o mundo, mais especificamente em 2114, a nave Von Braun será a primeira forma de transporte à viajar mais rápida que a velocidade da luz (Wikipedia diz: Exatamente 299.792.458 metros por segundo no vácuo. a.k.a.: Rápido pra caralho.).
Bem, a Von Braun se junta à UNN (Unified National Nominate, um tipo de exército do planeta inteiro.), que irá com a espaçonave Rickenbacker escortar a viagem da Von Braun.

Você assume o papel de um personagem sem nome, que, na terra, se junta a UNN e passa por um período de treinamento. Durante este período você pode escolher entre três “Facções”:

Marines: Especialistas em armas de fogo e armas de energia. Armas que, virtualmente, não têm falta de munição, já que para recarregâ-las basta achar um posto de energia. Usam das suas skills em Maintenance para consertar as armas, e fazer com que elas durem mais alguns dois tiros.
Eles também tem a maior força, sendo que podem destroçar um Híbrido (chegaremos lá) em alguns poucas chave-inglesadas. Não vou falar muito dos marines porque eles são os básicos de qualquer FPS.

Navy: Sabe os boiolas da marinha? Então, foram substituídos por um bando de Geeks que sabem pouco ou quase-nada sobre armas de fogo. Esses são os caras que ao invés de atirar em câmeras de segurança, desativam elas por meio de um painel, ao invés de procurar uma chave, hackeiam a porta e fazem ela dizer “Obrigado por deixar que eu o sirva nesse dia tão maravilhoso.” (+10 pontos de nerdeza pra quem entendeu.) Os caras precisam de “Nanites”, que é a currency da nave (Meus sinônimos pra nave acabaram uns dois parágrafos atrás), que são usadas tanto pra comprar qualquer coisa em máquinas automáticas, desde munição até garrafas de whisky, e que também são usadas para hackear coisas, sem nanites, no hacking for you.

OSA: O Jogo não dá o signficado da Sigla, mas eu acho que seja algo próximo de: Oh Shit, this kicks Ass. É em OSA que SS2 mostra seu maior diferencial dos FPSs de esquina, poderes psíquicos. Têm para todos os gostos, aumentar a velocidade, força, Hacking, entre outros, mas só por alguns minutos, assim como os “buffs” em MMORPGs, conseguir ítens que antes você não conseguiria, com algumas habilidades como “Kinetic Redirection” que traz ítens fora de alcance para você, poderes de ataques, e MUITOS outros. No total, são 35 poderes, e bem legais por sinal. Fazer um robô atacar todas as criaturas não-humanas por um período de tempo ou se teleportar pra onde você quiser? Nice.

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Ok, após escolher a empresa/facção que você vai participar, você passa por um período de treinamento de três anos. Nada demais, cada ano você pode escolher uma de três salas para formar a Build inicial do seu personagem, ou seja, quantos pontos ele terá de,
Strenght, força do personagem, tamanho do inventório, o dano que ele vai infligir em um combate melee, etc.

Endurance, HP Máximo, e a resistência do personagem à toxinas e radiação, Psionics, o dano que habilidades psíquicas irão causar, a duração, entre outros.

Agility, Velocidade do personagem, o quanto do coice da arma que ele irá receber, e o dano de queda e finalmente, Cyber, que seria a facilidade que o personagem terá quando for tentar hackear algo, consertar ou modificar.

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Depois desse treinamento é aonde o jogo realmente começa.

Cinco meses após o começo da viagem, o personagem acorda na Ala médica da Von Braun, sem memória por culpa de um mal-funcionamento dos computadores. A única pessoa com quem ele pode falar é uma mulher que manda e-mails ou algo parecido pra ele, indicando qual seria o próximo objetivo dele e dá uma leve explicada no que está acontecendo.
Aparantemente, XERXES, o computador da nave, ficou MALOCOWLZ e está fodendo completamente com a nave. Robôs e Turrets estão descontrolados atacando qualquer humano que se aproxime, mas ele não vê problema nenhum com humanos mutantes e macacos super-inteligentes. Além disso, várias partes da espaçonave estão trancadas por culpa de XERXES.
Logo no ínicio, o personagem principal (só pra esclarecer: Ele não tem um nome, bgs) se vê com uma chave inglesa e atacando alguns híbridos, que praticamente tomaram conta da nave.

Esse é o Híbrido, praticamente o Slime de SS2.

Macaco Ratazana da Somália

Macaco Psíquico mutante. E o jogo não é tão bonito quanto aparenta (é um jogo de 1999 feito por caras que nunca programara antes, não fode), o cara tá usando mods pra embelezar, como o Rebirth, que eu recomendo fortemente.

Porra, isso tá ficando muito longo, vou tentar não me extender muito mais.

A Narrativa de SS2 é muito do caralho, porque ninguém te conta o que está acontecendo, você apenas vê o que acontece e a partir dali você tira suas próprias conclusões, as únicas dicas que você tem sobre o que está acontecendo é os Logs espalhados pela Nave, e muitas vezes você não conseguirá entendê-los muito bem a não ser que você tenha vários deles, para aí sim, você conseguir entender levemente o que está acontecendo. E eu acho isso ótimo, porque deixa o jogo aberto a interpretações, talvez porque você tenha informação incompleta, talvez não. Por exemplo, no ínicio do jogo é difícil saber se o Diego causou tudo aquilo ou apenas deixou-se levar pelo The Many. Quem jogou ou jogará irá entender.

Além disso, existem diversas possibilidades para o seu gameplay já que você pode escolher diferentes instituições, e isso adiciona um fator replay altíssimo no jogo, já que se você quiser, você pode jogar de maneiras difentes cada vez que você for jogar, algo meio Fable, mas BEM melhor executado.

Agora, o feeling do jogo é fortíssimo. Imagine-se em um lugar bastante claustrófobico, você não vê nenhum humano, e todos os seres que você vê estão prontos pra te matar. E puta que pariu, o Híbrido, quando está te atacando, ele PEDE para que você mate ele, ou então pede desculpas por estar te atacando, e isso é extremamente foda e ao mesmo tempo te deixa com um pé atrás sempre que você for jogar porque não é como Doom ou Half-Life, que os monstros nasceram com o único objetivo de te matar, os Híbridos não tem controle sobre suas ações, porque eles são Humanos infectados por alienígenas, eles agem por instinto, mas sabem de tudo que estão a par de tudo que está acontecendo, e isso é muito assustador. (Ou eu sou apenas viado, fica a par da interpretação do leitor)

Muitos podem até dizer que os gráficos do jogo não assustariam ninguém, mas o jogo não se trata de medo visual, como em jogos como Doom3 que o monstro sai de dentro do armário falando BOO!, É um medo psicológico, isso quer dizer que, você pode ter trinta shotguns em perfeito estado, mas ainda assim, você vai abrir essa porta com cuidado, pra caso tenha um Híbrido lá dentro. Sabe quando você jogou Silent Hill e quase se cagou de tanto medo? Então, Silent Hill apesar de ser um jogo extremamente antigo ainda conseguia arrancar sustos de várias pessoas, ou pelo menos, eu, e System Shock usa da mesma fórmula de Survival Horrors, pode até ser considerado um pelas pessoas mais mente abertas.

Pra finalizar, System Shock 2 é um jogo maravilhoso, um clássico do PC apesar de ter vendido bem pouco. Aconselho qualquer um que busque uma experiência diferente com FPSs a baixar System Shock, o jogo é foda.

System Shock 2 tem um sucessor espiritual, Bioshock, jogo que foi lançado em 2007 mas é bem desconhecido, alguém aqui já ouviu falar?
E o SS2 não é parecido com Deus Ex, Deus Ex que é parecido com SS2, fuckers.

System Shock 2

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Large Hadron Collider (Grande Colisor de Hádrons) entra em fucnionamento.

2 Comentários Add your own

  • 1. Caio Chaar  |  22 setembro, 2008 às 5:00 pm

    Texto bem escrito pra caralho. Nunca joguei System Shock 1 ou 2, mas jah zerei Bioshock duas vezes, e pelo que li, a história é ”contada” da mesma forma, sensacional, o jogo te dá um cenário pra vc explorar não apenas pra achar itens, mas pra achar uma das 1000 perguntas que você se fez nos primeiros 5 minutos de jogo. Na primeira vez eu deixei passar mta coisa mas quando zerei pela segunda vez pra pegar o outro final, eu zerei falando ”caralho, que jogo foda”

    System Shock começa a me atrair.

    Responder
  • 2. Kodaz  |  22 setembro, 2008 às 10:41 pm

    Jogue System Shock, vale muito a pena. Meu sonho agora é jogar Bioshock, só pra pegar o mesmo clima novamente.

    Responder

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